WOSON E O ANO DO COELHO DE ÁGUA YIN

WOSON E O ANO DO COELHO DE ÁGUA YIN

O Calendário Oriental Chinês é o registro cronológico mais antigo que se conhece. Utiliza-se dos movimentos do Sol e das fases da Lua. Os demais países da Ásia têm calendário e horóscopo semelhantes à China, com poucas variações, todos fortemente influenciados pelo chinês. Leia o artigo na íntegra e encante-se com a sabedoria milenar chinesa. Boa leitura.

CALENDÁRIO E HORÓSCOPO CHINÊS

  O Calendário Oriental Chinês é o registro cronológico mais antigo que se conhece. Utiliza-se dos movimentos do  Sol e das fases da Lua. Através da conjugação de ambos os movimentos – solar e lunar – os sábios chineses faziam as previsões ao seu rei para o ano que começava ou até mesmo para períodos mais dilatados na linha do tempo, de modo que do seu calendário nasceu o seu o horóscopo. Esse é um dos motivos pelos quais, na cultura chinesa, ambos estão entrelaçados, sempre associados, e não se consegue falar de um sem se referir ao outro. 

  Os demais países da Ásia têm calendário e horóscopo semelhantes à China, com poucas variações, todos fortemente influenciados pelo chinês. 

 

Ano Chinês de 2023 – do Coelho de Água Yin

  Começa no dia 3 de fevereiro, próximo da meia-noite, devido aos padrões de movimento do Sol e da Lua. Ver fig. 1.   

  Pelo padrão solar, está associado ao movimento de translação da Terra em torno do Sol. Existem anos chineses, entretanto, que começam em dia diferente – 4 ou 5 de fevereiro – com seus respectivos animais e elementos naturais. 

  Pelo padrão lunar, está associado às fases da Lua. O Ano Novo Chinês de 2023 começa no dia 22 de janeiro que, da mesma forma que no padrão solar – pode também ser em dia diferente – entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro – quando ocorrem as festas populares de novo ano na China.

  Quando se consideram o Sol e a Lua – translação e fases – e todas as suas influências, em conjunto, sobre nosso planeta Terra, utiliza-se comumente a expressão “ano ou calendário lunissolar”. A referência para nós, homens, sempre é a Terra, nosso ‘lar’. Em outras palavras, existe uma relação entre a Terra e o Sol, da mesma forma que há outra relação entre a Lua e a Terra. A fig. 1 ilustra estas duas relações. 

WOSON E O ANO DO COELHO DE ÁGUA YIN

  Fig. 1 - Translação: a Terra ao Redor do Sol (equinócios e solstícios) e as Fases da Lua ao Redor da Terra

  Pelo olhar da Astrologia Oriental Chinesa, em 2023 entrará uma nova energia planetária demarcada pelas características do signo do Coelho. Ao signo junta-se o elemento Água com sua polaridade Yin (princípio positivo) preponderante na sua constituição, que se denomina “Coelho de Água Yin”. 

  Logo, 2023 é um ano com a agilidade e a fertilidade acentuada do Coelho, com a resiliência e flexibilidade da água e a positividade da energia Yin em equilíbrio com Yang (princípio negativo). 

  Alerta-se que os termos ‘positivo” e ‘negativo’ não têm sentido pejorativo, mas, sim, de oposição ou de contrários que se interpenetram, se completam e se complementam.  Em tudo no universo há o seu duplo, o seu contraponto, a sua polaridade.        Quem conhece as Leis Herméticas sabe bem da importância dessas leis não excludentes, e sim complementares. 

  Exemplifiquemos com o átomo, partícula infinitamente pequena que constitui toda a matéria no universo, composto de núcleo (próton e nêutron), um princípio positivo e passivo, e da eletrosfera composta de elétrons, princípio negativo e ativo. O positivo sem o negativo não cumpriria sua função natural na estrutura da matéria e vice-versa. Ambos são partes do mesmo Todo, são a diversidade existindo na Unidade. UMA não existiria sem a OUTRA, da mesma forma que nós, humanos, seres políticos e gregários, não existimos sem o outro. 

  O Yin e o Yang, então, sempre são energias positivas e negativas, ambos considerados em conjunto e como tais, somados ao animal do ano de nascimento e ao animal do signo do horóscopo chinês, somam-se a um dos cinco elementos da natureza: água, fogo, terra, metal ou madeira. Como mostra a fig. 2, resta sempre um tanto de Yin no Yang e vice-versa, com a predominância ora de um, ora de outro. Conclui-se que em toda energia positiva, resta um pouco de negativa e em toda negativa, resta um pouco de positiva. É uma lei, faz parte do jeito de ‘ser’ do Universo ou do Cosmo.  Por conta disso, o conceito de dualidade se encontra tão presente nas manifestações culturais de todos os povos. 

WOSON E O ANO DO COELHO DE ÁGUA YIN

  Fig. 2 - O Yin, de cor preta, retrata passividade e frieza. E o Yang, de cor branca, retrata atividade e calor.

 As principais características do Coelho de Água Yin são diplomacia, sensibilidade, indulgência e criatividade. Portanto, no ano de 2023 deve predominar muita resiliência, flexibilidade e adaptabilidade às situações gerais que comandam as relações entre os homens, o ambiente e as forças da natureza. Lembramos que onde há o predomínio não há como haver o absoluto. 

 

 O que esperar de tudo isso ?

  Saímos em 2022 do dinâmico Ano do Tigre, signo ligado ao fogo e à terra, de natureza tensa e acelerada, com forte presença da ativa Energia Yang, e tudo, em 2023, tende ao oposto, com relaxamento e suavidade. Fiquemos alertas, porque esse relaxamento e suavidade, se levados a extremos, podem ser perigosos. Em tudo deve haver equilíbrio. Consideremos que a mudança de um ano para o outro não provoca um corte abrupto nas características e tendências, mas uma passagem gradual com inevitável entrelaçamento na transição. 

  Uma das Leis do Universo é expansão e contração, atividade e repouso, facilmente perceptível na relação entre o dia e a noite, nas águas do oceano, na respiração dos seres etc. O Ano do Coelho de Água Yin, diferentemente do Ano do Tigre de Fogo Yang, favorece paradas para recuperar o fôlego e estimular a percepção de um novo momento energético, com mais suavidade e alinhamento entre as influências externas exercidas sobre nossa energia interna pessoal e que pedem movimentos mais repousantes, afinados com uma dinâmica de volta para o centro, em recuperação e resgate do equilíbrio. O repouso pode levar à meditação e reflexão, que permitem descobrir novas possibilidades e, portanto, à inovação. Depois da meditação e reflexão é comum ocorrer uma explosão de criatividade e surgimento do novo. Em nada disso há novidade para nós, ocidentais, pois que há uma correspondência, conforme fig. 3 e 4, entre o horóscopo e calendário chineses e os ocidentais. Em outras palavras, existe uma Unidade que transcende e une povos e culturas diferentes. 

WOSON E O ANO DO COELHO DE ÁGUA YIN

  Fig. 3 - Correspondência entre Horóscopos Chinês e Brasileiro 

 

WOSON E O ANO DO COELHO DE ÁGUA YIN

  Fig. 4 - Calendário chinês com animais e anos correspondentes

  Quem nasce, por exemplo no dia 01 de abril, tem os signos do dragão, mas muda anualmente de animal até voltar ao mesmo, em ciclos repetidos de 12 em 12 anos, além da alternância todos os anos entre energias Yin e Yang e a cada dois anos entre os elementos naturais a cada dois anos.

  Os elementos naturais do Horóscopo chinês são identificados pela terminação do ano: 0 ou 1, metal; 2 ou 3, água; 4 ou 5, madeira; 6 ou 7, fogo; e 8 ou 9, terra. 

 

  A Woson Latam e suas características.

  A Woson Latam, embora tenha seu cadastro no dia 13 de março de 2017, “nasceu” de fato no dia 01 de abril, quando iniciou suas atividades oficialmente em Ribeirão Preto, Brasil, portanto seu signo é Dragão (Áries no horóscopo brasileiro), seu ano é Galo, com elemento natural Fogo e Energia Yin.

  Surge, portanto, para o mercado, motivada por desafios por conta de seu espírito empreendedor e de liderança, típicos do Dragão, sob a égide do poder de transformação do fogo, com tendências para a criatividade, expansividade e inovação, cooperação, generosidade e idealização, versatilidade, objetividade e praticidade, porém insatisfeita, impulsiva e imediatista, sempre querendo mais. Quer a perfeição e o resultado imediato. A criatividade e a inovação são a sua missão.

   Assim como todos os seres vivos, as empresas e instituições, criadas por pessoas e para pessoas, são expressões culturais que recebem influências do meio e das circunstâncias onde vivem e atuam. Que a Woson possa cumprir o seu papel, sem se distanciar de suas qualidades intrínsecas, e continuar fazendo a diferença para as pessoas. Porque, as pessoas importam!

 

  WOSON

  Inovação para um novo tempo. 

 

 

 

 

Curta e compartilhe!

Waldomiro Peixoto
Consultor Técnico Woson