SAIBA O QUE SÃO AS HEPATITES VIRAIS E COMO SE PREVENIR.
ESTE É UM DESAFIO DE SAÚDE PÚBLICA QUE NINGUÉM PODE IGNORAR! COMBATER AS HEPATITES VIRAIS É DEVER E COMPROMISSO SOCIAL DE TODOS, INCLUSIVE DAS EMPRESAS.
Criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 27 de julho é o Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais. O Brasil, através da Lei 13.802, em 2019 oficializou também a data com foco na informação, prevenção, testagem e tratamento, ao aderir à Campanha “Investir na eliminação da hepatite” nesse ano.
Já em 2020, o tema foi “Um futuro sem hepatite”, que tem, em 2021, sequência com a campanha “Julho Amarelo”, para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle.
Por que investir forte e sequencialmente na campanha de conscientização? Porque é a segunda doença contagiosa que causa mais óbitos no mundo. Só perdendo para a tuberculose. No mundo são mais de 1.500.000 vidas sendo ceifadas. E no Brasil não é diferente.
Das hepatites, a mais grave é a C, uma inflamação no fígado causada pelo HCV – sigla do Hepacivírus – mas também pelo uso de alguns medicamentos, álcool, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
“É uma doença de caráter silencioso, que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado. Aproximadamente 60% a 85% dos casos se tornam crônicos e, em média, 20% evoluem para cirrose ao longo do tempo. Uma vez estabelecido o diagnóstico de cirrose hepática, o risco anual para o surgimento de carcinoma hepatocelular (CHC) é de 1% a 5%. O risco anual de descompensação hepática é de 3% a 6%. Após um primeiro episódio de descompensação hepática, o risco de óbito, nos 12 meses seguintes, é de 15% a 20%.” (Ministério da Saúde).
Por ser silenciosa, quando aparecem os sintomas da doença, ela já poderá estar instalada. Tais sintomas podem ser febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo, náusea, vômito, queda de apetite, urina cor de café, fezes esbranquiçadas, icterícia etc.
A maior prevalência de hepatite C está entre pessoas com idade superior a 40 anos, nas regiões Sul e Sudeste do país. São mais vulneráveis à infecção pelo HCV pessoas submetidas a hemodiálise, privados de liberdade, usuários de drogas e portadores de HIV.
Se há vacinas para quase todas as hepatites, não existe para a C. Esse é um grande desafio no seu combate!
A hepatite C tem como fonte principal de transmissão o contato com sangue. É a principal causa de transplante de fígado. Causa também de cirrose, de câncer no fígado e de óbito. Daí a importância de cuidados, meios e protocolos para evitar a sua transmissão.
O Ministério da Saúde nos dá conta de que as formas de transmissão do HCV podem acontecer por:
►Contato com sangue contaminado;
►Compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos para uso de drogas (cachimbos);
►Reutilização ou falha de esterilização de equipamentos médicos ou odontológicos;
►Falha de esterilização de equipamentos de manicure;
►Reutilização de material para realização de tatuagem;
►Procedimentos invasivos sem os devidos cuidados de biossegurança;
►Uso de sangue e seus derivados contaminados;
►Relações sexuais sem preservativos;
► Menos comum, pela transmissão da mãe para o filho durante gestação ou parto.
Bom saber que não é transmitida por leite materno, por comida, água, abraço, beijo e compartilhamento de alimentos ou bebidas com pessoa infectada, o que ajuda muito na relação afetiva e possibilita a minimização de estresses durante o tratamento.
A Woson é uma empresa fabricante de equipamentos odontológicos especializados em biossegurança, como autoclaves, seladoras, destiladoras e lavadoras ultrassônicas, e com tal tem e assume suas responsabilidades.
Uma de suas iniciativas é veicular em seu blog informações de qualidade, discutir protocolos e procedimentos padrões em Centrais de Materiais e Estilização (CME), como lavagem, empacotamento, esterilização e armazenagem de materiais utilizados em consultórios e clínicas conforme as orientações preconizadas pela ANVISA.
Informações qualificadas são armas poderosas na luta contra quaisquer males que aflijam a sociedade.
A Woson apoia a luta contra as Hepatites Virais e a Campanha Julho Amarelo e acredita em sua contribuição quando coloca à disposição dos usuários produtos, tecnologia, informações e conceitos de biossegurança e controle da infecção alinhados com o que há de mais avançado nos ambientes de tratamento da Saúde.
WOSON - A saúde como missão.
Comentários
Lorem ipsum dolor sit
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing.