OUTUBRO ROSA, PORQUE SAÚDE IMPORTA!

OUTUBRO ROSA, PORQUE SAÚDE IMPORTA!

“Informar para Proteger. Cuidar para Viver” - Campanha Outubro Rosa, edição 2023, do INCA – Instituto Nacional do Câncer, para conscientizar e orientar sobre cuidados preventivos e prevenir contra o câncer de mama, mal que aflige milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O Outubro Rosa é um movimento internacional cujo principal objetivo é a conscientização de que é possível detectar o câncer de mama em fase inicial e mais fácil de ser tratado. Foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). A partir deste evento, o movimento ganha adeptos, cresce, adquire corpo e projeção internacional, cala fundo no coração e mente de expressiva parte da população de praticamente todos os países do mundo. É um movimento e campanha que envolve a milhões de pessoas e à mídia e passa a ser promovido todos os anos em capitais e cidades importantes países afora.

Muita informação que salva foi divulgada e promovida dos anos 90 até hoje. Mas o câncer de mama continua matando muita gente e ocupando os primeiros lugares no ranking de mortalidade no mundo todo. Inclusive, no Brasil, é o câncer que mais atinge as mulheres, seguido pelo câncer de pele.

As campanhas de conscientização e o combate a este mal não pode e nem deve baixar a guarda. O ápice da campanha é em outubro, o laço rosa, símbolo da união, deve ser uma lembrança contínua para não esquecer dos cuidados preventivos a praticar todos os dias durante o ano todo.

Segundo o site www.gov.br/inca, “o objetivo do Outubro Rosa 2023 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.” Tem que prevenir, tem que diagnosticar o mais cedo possível e tem que conhecer como este "inimigo" atua para eliminá-lo!

Na base das causas do câncer de mama estão o envelhecimento, o histórico familiar, a obesidade principalmente depois da menopausa, a primeira menstruação antes de 12 anos, a gravidez muito tardia, o uso indevido de contraceptivos, a terapia hormonal por tempo longo demais, a ingestão de álcool, o uso de fumo, o sedentarismo ou atividade física insuficiente, a exposição radiante...

No lugar de uma lista de cuidados preventivos relacionados aqui, optamos por recomendar a leitura atenta das matérias publicadas no site https://www.gov.br/inca/pt-br e as cartilhas “Câncer...: vamos falar sobre isso?” e “A mulher e o câncer no Brasil”, onde se podem “esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença.”. O conhecimento e as informações corretas salvam!

É constitucional que a saúde é um direito da população e um dever do Estado, mas todos nós podemos fazer a nossa parte. A Woson, cumprindo a sua função social, apoia e estimula a campanha e o movimento Outubro Rosa por entender que quando todos unem esforços em torno de objetivos comuns o resultado é o bem-estar de um número maior de pessoas.

Nós praticamos saúde e nossa missão é trabalhar para a qualidade geral de vida das pessoas. Reiteramos: conhecimento e informações corretas salvam vidas. Faça você, também, a sua parte. 

 

Woson

Inovação para um novo tempo.

Curta e compartilhe!

Waldomiro Peixoto
Consultor Técnico Woson