ODONTO MULHER

ODONTO MULHER

Para homenagear as mulheres que fazem a Odontologia de nosso país, neste Dia Internacional da Mulher, a Woson publica alguns vídeos de odontólogas – seres extraordinários que conseguem reunir tantas partes para construir o todo – falando de suas vidas “além do mocho”. Depoimentos lindos, representativos e cheio de mensagens de amor e respeito. Saiba mais lendo o artigo na íntegra.

 

Um Pouco de História

A Odontologia possui uma história que se perde no tempo, tendo seus primeiros registros em torno de 3.700 a. C. Ao longo dos séculos sempre foi uma atividade associada ao gênero masculino, mas tudo começa a mudar a partir do século XIX.

Em 1840, foi fundada a primeira faculdade de Odontologia, em Baltimore, Maryland, EUA. Em 1866, funda-se outra faculdade de Odontologia nos Estados Unidos da América, na cidade de Cincinati, no estado de Ohio. No Brasil, em 1884, foram fundadas, simultaneamente, as faculdades de Odontologia em Salvador e Rio de Janeiro pelo Imperador D. Pedro II.

Neste contexto histórico, aparecem as pioneiras da Odontologia: Lucy Beaman Hobbs Taylor (Constable, estado de Nova York, 1833 – Lawrence, estado de Kansas, 1910), Emeline Roberts Jones (Kilingly, estado de Connecticut, 1836-1916) e Isabella Von Sydow (Cananéia, estado de São Paulo – não localizamos datas de seu nascimento e falecimento em nossas pesquisas).

Lucy B. H. Taylor foi a primeira mulher a montar um consultório odontológico próprio para exercer a atividade de dentista prática. Venceu preconceitos por ser, naqueles tempos, a prática odontológica “coisa de homens”, impôs-se e, anos depois, foi a primeira mulher de que se tem notícia de receber um título acadêmico como cirurgiã-dentista do Ohio College of Dental Surgery, em Cincinati. Antes dela, porém, Emeline R. Jones já tinha sido a primeira a exercer a profissão, ainda aos 17 anos, tendo que superar os preconceitos de seu próprio marido que considerava as mulheres inadequadas para tal profissão.

No Brasil, Isabella Von Sydow, filha de alemães nascida em Cananéia, no litoral paulista, foi a primeira mulher a se graduar em Odontologia, em 1889, pela Escola de Odontologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, sendo uma das quatro pessoas que se formaram naquela primeira turma de Odonto no Brasil. Pouco há de registros de sua trajetória, mas sabe-se que já na década de 1820 ela assistia centenas de pacientes, um feito extraordinário naquelas circunstâncias, coonsiderando as tantas e imensas dificuldades naqueles tempos. 

 

Nos Dias de Hoje

Dando um salto para os dias de hoje, há muito de história para contar sobre o papel da mulher na Odontologia, a ponto de, no Brasil, no final dos Anos Oitenta o número de mulheres e homens se igualar nos bancos das faculdades e começar a ultrapassar nos início dos Anos Noventa, chegando, hoje, em 2023, a um percentual de quase 72%, com predomínio absoluto do gênero feminino em seus bancos escolares.

De acordo com o CFO – Conselho Federal de Odontologia, dados atualizados, estima-se que o Brasil tenha cadastrados mais de 390.000 dentistas, mais de 24.000 Técnicos de Prótese Dentária, mais de 7.000 Auxiliares de Prótese Dentária, acima de 40.000 Técnicos em Saúde Bucal e de 166.000 Auxiliares em Saúde Bucal. Tudo isso totaliza cerca de 628.000 profissionais, sem contar as milhares de pessoas jurídicas atuando no comércio, indústria e serviços do segmento. Considerando o percentual acima, estima-se um universo superior a 450.000 mulheres em ação para o bem da saúde oral de nossa população.

Para homenagear as mulheres que fazem a Odontologia de nosso país, neste Dia Internacional da Mulher, a Woson publica alguns vídeos de odontólogas – seres extraordinários que conseguem reunir tantas partes para construir o todo – falando de suas vidas “além do mocho”. Depoimentos lindos, representativos e cheio de mensagens de amor e respeito que você pode ver em @wosonlatam, no Instagram.  

Esperamos que, nestes depoimentos, todas as mulheres que dão vida e brilho a esta profissão maravilhosa, mas que a transcendem em seus papeis de seres humanos integrais, sintam-se representadas.

Woson
As pessoas importam!

Curta e compartilhe!

Waldomiro Peixoto
Consultor Técnico Woson