PLANTA DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

PLANTA DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

A PLANTA DO CONSULTÓRIO SEGUE IMPORTANTES NORMAS DA ANVISA. POR ISSO É IMPORTANTE QUE SEU PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO SEJAM ACOMPANHADOS POR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS E EXPERIENTES.


O sonho de todo profissional da Odontologia, recém-formado ou não, é ter o seu consultório próprio!

Ser dono do negócio próprio, planejá-lo de acordo com o seu interesse para receber seus pacientes e subsistir por meio do seu trabalho são partes de sua realização profissional. 

O caminho até a inauguração é longo. A planta de consultório odontológico deve seguir uma série de importantes normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA.

Por isso que você e seu arquiteto e engenheiro devem conhecer e estudar todos os requisitos exigidos, para que a planta de consultório odontológico:

permita rotinas produtivas de funcionamento;

seja segura e confortável para o paciente;

seja produtiva e acolhedora aos profissionais;

seja um local prazeroso de trabalhar, onde se passa grande parte do tempo. 


A Woson Latam, grupo presente em mais de 100 países, produzindo peças de reposição de qualidade para grandes marcas internacionais, convida-o a conhecer o passo-a-passo para planejar seu consultório odontológico.

 

Quais são as normas para Planta Baixa de um consultório?

Deve seguir normas da Resolução RDC 50, de 21 de fevereiro de 2002, estabelecida pela ANVISA. Para isso, é importante contratar um engenheiro e arquiteto que, com as exigências em mãos, criarão o conceito da planta de consultório odontológico com segurança e preenchendo todos os protocolos previstos.

O projeto da planta de consultório odontológico, que servirá como um modelo inicial e previsto do projeto quando finalizado, deve conter informações e detalhes técnicos sobre:

  • espaço físico (áreas internas, espessura das paredes, nomenclatura dos ambientes);
  • instalações elétricas, hidrossanitárias, eletrônicas e de gases medicinais;
  • distribuição dos equipamentos odontológicos fixos e móveis;
  • sistema de climatização;
  • gerenciamento de resíduos;
  • acessibilidade;
  • conforto térmico, ventilação e iluminação.


As informações listadas, necessárias ao projeto da planta de consultório odontológico e apresentadas às autoridades para aprovação do projeto e início das obras, devem seguir as convenções e regras estabelecidas pela ANVISA e VS-Vigilãncia Sanitária de Estados e municípios.

 

Planta Baixa de Consultório - Normas da Anvisa


O centro de toda planta de consultório odontológico são as normas estabelecidas pela ANVISA, empregadas e vistoriadas pelos Estados e municípios. Desta forma, todo o projeto deve ser planejado, buscando contemplar a Resolução 50 de 2002.

O regulamento técnico para planta de consultório odontológico, a ser executado, especifica diversas Normas Brasileiras, conhecidas como NBR:

  • NBR 6492: Representação de projetos de arquitetura;
  • NBR 13532: Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura;
  • NBR 5261: Símbolos gráficos de eletricidade – Princípios gerais para desenho de símbolos gráficos;
  • NBR 7191: Execução de desenhos para obras de concreto simples ou armado;
  • NBR 7808: Símbolos gráficos para projetos de estruturas;
  • NBR 14611: Desenho técnico –Representação simplificada em estruturas metálicas;
  • NBR 14100: Proteção contra incêndio – Símbolos gráficos para projetos.

De acordo com a RDC 50 “Os projetos para a construção, complementação, reforma ou ampliação de uma edificação ou conjunto de edificações serão desenvolvidos, basicamente, em três etapas: estudo preliminar, projeto básico e projeto executivo”. (...) “O desenvolvimento consecutivo dessas etapas terá, como ponto de partida, o programa de necessidades (físico-funcional) do EAS onde deverão estar definidas as características dos ambientes necessários ao desenvolvimento das atividades previstas na edificação”.

 

Planta 3D de consultório Odontológico

A responsabilidade ao construir um consultório odontológico exige entendimento de conceitos técnicos e aplicabilidade das normas. A planta de consultório odontológico torna-se, portanto, a concretização imagética das ideias e necessidades. Ela permite uma imersão visual aos ambientes, da disposição de móveis e equipamentos ao projeto de iluminação.

Na versão 3D é a etapa visual do projeto, momento de modelagem em que a criação ganha contornos. São reunidas, na planta de consultório odontológico 3D, as informações recolhidas do odontólogo, suas necessidades e aspirações, as informações do espaço e as normas exigidas pelos órgãos estadual e municipal ligados à área da saúde.

Saiba mais :https://www.youtube.com/watch?v=YSHDrBBgCdM

 

Planta de Consultório Odontológico

Curta e compartilhe!

Waldomiro Peixoto
Consultor Técnico Woson