SETEMBRO AMARELO – VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO. CAMPANHA INTERNA DE EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO WOSON

SETEMBRO AMARELO – VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO. CAMPANHA INTERNA DE EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO WOSON

Com o tema “Você não está sozinho”, a Woson dá sequência à programação de educação continuada de seus colaboradores, parte das ações da CIPA – Comissão Interna para a Prevenção de Acidentes, promovidas e coordenadas pelo seu Departamento de Recursos Humanos (RH)

DE MÃOS DADAS

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
(Trecho do poema Mãos Dadas, de C. D. de Andrade)


Na segunda semana de setembro, o RH recebeu o Dr. Alexandre Firmo de Souza Cruz, médico psiquiátrico formado pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e especializado em Saúde Pública, com larga experiência no Setor de Saúde Mental de Ribeirão Preto para ministrar o tema com foco na “Campanha de Prevenção contra o Suicídio”, movimento internacional dentro do Setembro Amarelo, que no Brasil teve início em 2015.


“Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.” (https://www.tjdft.jus.br/).


Foi uma palestra de muita aprendizagem. E, pela sua importância e impacto, acabou gerando rica interatividade entre os presentes com o Dr. Alexandre. Muitas perguntas, muitas respostas e a certeza, no final, de que o tema requer mais atenção de todos nós do que temos fefito. Afeta-nos a todos. Tem reflexos em ambientes internos e externos onde vivemos e convivemos, onde desenvolvemos nossas relações sociais. Principalmente em ambiente familiar ou em núcleos próximos com os quais convivemos. O perigo e a tragédia de uma grande perda podem estar mais próximos do que imaginamos e a indiferença ou desatenção de nossa parte podem potencializá-los. Vamos prevenir dando mais atenção a quem precisa de ajuda e está nos dando sinais ou emitindo pedidos de socorro. 


A informação de qualidade, prestada por quem é especialista e vive o desafio de perto, como tem feito o Dr. Alexandre, melhora a nossa percepção de leigos no assunto, nos deixa mais atentos aos sinais de quem precisa de ajuda e nos torna mais bem preparados para uma intercorrência desta natureza. A informação correta pode ser a linha que divide o ato de salvar ou não uma vida. Informação correta e atenção, eis o mínomo que temos a fazer.


No final da palestra, todo ganharam um vaso com sementes de girassol, por lembrar raios de sol em profusão e, por correlação, tornar-se a flor-símbolo do Setembro Amarelo. Plantar a semente, vê-la germinar e cuidar da planta até que ela floresça e gere novas sementes tem por óbvio um sentido mais amplo.


Não nos afastemos, sigamos de mãos dadas, para fechar nossa reflexão com o sinal de alerta do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Woson
Nós praticamos Saúde.

Curta e compartilhe!

Dr. Alexandre Firmo de Souza Cruz
Coordenador de Saúde Mental do Município Ribeirão Preto, Psiquiatra pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Residente e Psiquiatra pelo HC da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Especialista em Saúde Pública pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e Especialista em Gestão em Saúde pela FGV.