CRIANÇA, PORTA DE ENTRADA DO ADULTO. DIA 12 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DAS CRIANÇAS

 CRIANÇA, PORTA DE ENTRADA DO ADULTO. DIA 12 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DAS CRIANÇAS

“Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que ela é, e respeito pelo que possa ser.” (Jean Piaget)


Quando o escritor francês, Marcel Proust, escreveu o seu clássico “Em Busca do Tempo Perdido”, o fio narrativo central foi sua infância. Grandes outros autores comprovaram e comprovam que, mesmo adulto, a criança e a infância não saem de nós.
Nossas memórias voluntária e involuntária permeiam nossas vidas e se tornam uma espécie de porta secreta que abre portais, indica e norteia caminhos, tornando seminal a importância delas para a construção da história pessoal nossa.
Se isso vale para nossas memórias, lembranças afetivas, sentimentos, comportamentos e outros aspectos mais, terá valido também para a nossa construção física. Por óbvio, a criança saudável, bem alimentada, educada com hábitos saudáveis, amor, estímulo, motivação, interação social equilibrada também terá caminhos mais seguros para seu desenvolvimento e integração na vida adulta, mais possibilidades e chances de se tornar um adulto bem-sucedido no futuro.
Os cuidados que a criança recebe, desde sua gestação, pavimentam o caminho e os papeis que o adulto irá desempenhar até o fim de seus dias. O edifício forte e perene só o será, a depender do alicerce sobre o qual tiver sido construído.
No mundo todo, na maioria das culturas, mesmo nas primitivas, a infância é vista como a base e a fundação de uma sociedade bem estruturada, produtiva, progressista, com cultura enraizada e identidade definida. Um povo que cuida de suas crianças está fadado a ser um país, uma pátria ou uma nação, no legítimo sentido das palavras.
Um povo que protege suas crianças e viabiliza as melhores condições para o seu desenvolvimento protege a si mesmo e assegura o próprio futuro, com independência e autodeterminação, contribuindo com o desenvolvimento da própria humanidade.
Por conta disso, o Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países para chamar a atenção sobre a relevância que a infância tem.

Dia da Criança
No Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), essa data é 20 de novembro, quando, em 1959, oficializou a Declaração dos Direitos da Criança e estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo centrados na alimentação, amor e educação.
Na mesma linha dos Direitos Universais da Humanidade, o UNICEF declarou como direitos universais da criança:
• proteção e cuidados especiais e legais antes e depois do nascimento, sem discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião e origem social;
• desenvolvimento físico, mental, espiritual e moral, com liberdade e dignidade;
• nome, identidade e nacionalidade;
• cuidados pré e pós-natais, alimentação, recreação e assistência médica;
• cuidados especiais adequados e pertinentes para crianças com necessidades especiais;
• amor, compreensão, afeto, segurança moral e social assegurada pela presença dos pais;
• proteção especial aos filhos de famílias numerosas;
• educação primária gratuita, liberdade de brincar e divertir-se;
• prioridade social de proteção e socorro preferencial, em relação a adultos;
• proteção contra negligência, crueldade, exploração e tráfico;
• ambiente de compreensão, tolerância, amizade, paz e fraternidade.
Os itens acima foram resumidos dos 10 Princípios dos Direitos Universais da Criança.

Dia da Criança no Brasil
O Brasil se antecipa ao UNICEF em quase quatro décadas. Em 1923, o Rio de Janeiro sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou um projeto de lei sobre a importância e a necessidade desta data comemorativa, para chamar a atenção sobre os problemas da infância em nosso país. Em 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4.867 instituiu o 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.
No entanto, o tema não ganhou a relevância que devia nas políticas públicas brasileiras até o final dos Anos Cinquenta do século XX. “Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, (...) lançou a chamada ‘Semana do Bebê Robusto’. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos. Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a ‘Semana da Criança’, com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do ‘12 de outubro’ criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país." (https://brasilescola.uol.com.br/dia-das-criancas).
À iniciativa privada do segmento de brinquedos, somou-se uma nova consciência nacional sobre a importância de políticas públicas voltadas para a educação e proteção da criança brasileira como pilares do desenvolvimento do país, com reflexos em todos os segmentos sociais, como saúde, educação e justiça. A Constituição Cidadã brasileira de 1988 é uma prova concreta do quanto o país avançou em direção à proteção da criança no Brasil.
De acordo com o Artigo 227 de nossa Constituição Cidadã, “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

Sem uma infância saudável e protegida, uma nação não tem futuro. É com essa convicção que a Woson, ao colocar as pessoas no centro de sua missão, rende sua homenagem, neste mês de outubro, a todas as crianças, em uníssono com o Brasil homenageada no dia 12, com o UNICEF no dia 20 de novembro e com outros países, cada um em sua data escolhida, em absoluta sintonia com a fraternidade universal cultivada pelos povos do planeta Terra.
Parafraseando Piaget, salve a criança, pelo ser completo e complexo que é e pelo sentimento de respeito que ela desperta em cada um de nós!

Woson
O bem-estar de todos é a energia que nos move.

Curta e compartilhe!

Waldomiro Peixoto
Consultor Técnico Woson