MÊS DO DENTISTA WOSON - NOSSO SORRISO É TÃO FELIZ CONTIGO.

MÊS DO DENTISTA WOSON - NOSSO SORRISO É TÃO FELIZ CONTIGO.

O SORRISO É MUITO IMPORTANTE. É O CARTÃO DE APRESENTAÇÃO DE UMA PESSOA. HAVER UMA CIÊNCIA, UMA PROFISSÃO E UMA ESPECIALIDADE QUE SE PREOCUPAM COM O SORRISO DAS PESSOAS É FATO QUE MERECE UMA REFLEXÃO. QUANDO O CORPO É VISTO DE FORMA HOLÍSTICA, EM SUA PLENITUDE, A SAÚDE BUCAL PASSA A OCUPAR A ATENÇÃO QUE MERECE.

No conjunto da saúde oral, haveremos de considerar o sorriso como o grande responsável por expressar o equilíbrio geral do corpo humano. Estar com o sorriso em dia é estar saudável de forma integral. O sorriso é a parte que revela o todo e estabelece nossa conexão com o mundo. 

Quem tem problemas bucais normalmente tem dificuldades em sorrir, ou sorri não completamente, ou nunca sorri porque se sente inseguro e, consequentemente, desenvolve uma trava para expressar a sua felicidade e bem-estar. O contrário também é verdadeiro. Com a boca completamente saudável, vem o sorriso fácil, a segurança, o bem-estar geral, os relacionamentos sociais fluem naturalmente.

Este é um tema muito mais complexo do que possa parecer, pois a falta de saúde oral não apenas impede o sorriso. Os estudos científicos mostram que pode estar associada a inúmeros problemas de saúde como parto prematuro, endocardite, agravo de outras doenças do coração, da circulação, lesões musculares, infecção em outros pontos do corpo, dificuldade de mastigação, problemas digestivos, dores de cabeça, enxaqueca crônica, dor de pescoço, problemas gerais de postura, insegurança, isolamento social, baixa autoestima, dificuldades profissionais, relacionamento afetivo comprometido, distúrbios vários de ordem comportamental e mais uma longa lista de consequências. A saúde bucal está na raiz da felicidade ou infelicidade do indivíduo, associada ao comprometimento ou melhoria de sua qualidade geral de vida e redução ou aumento de sua longevidade.

Quando uma pessoa tem a boca saudável tem também o riso e o sorriso fáceis e bom humor mais frequente. Descontrai o ambiente onde vive ou trabalha, colabora positivamente para o ambiente organizacional. Produz e faz produzir mais, melhora as relações sociais, ativa bons sentimentos e otimismo, contagia as pessoas. Sorrir é um poderoso remédio para o corpo, a mente e o espírito.

A ciência aponta dados incontestáveis de que a saúde oral tem relação direta com a melhoria do sistema imunológico, que estimula o sorriso e ativa a musculatura e a elasticidade do rosto levando ao rejuvenescimento. Reduz a pressão arterial, induz a felicidade e o bem-estar e, por efeito, ativa o cérebro e até mesmo combate a dor.

O sorriso tem relação direta com elevação do astral, aumento da autoestima, confiança, redução do sofrimento e com a disposição maior em enfrentar os dissabores da vida.

A sabedoria antiga já sabia que a fonte do pensamento e do sentimento era o coração. A ciência racional colocou o pensamento apenas na mente. Mas os atuais estudos demonstram que o coração e a mente são partes do mesmo todo, porque o que vai em um repercute no outro. E o sorriso tem relação direta com a complexa sede dos sentimentos e pensamentos, por isso se diz que o sorriso perfeito é o que vem do coração. O sorriso tem suas raízes ramificadas no corpo, no coração, na mente e no espírito, portanto é a expressão da Vida.

Este artigo, escrito com a mente e o coração e um mega sorriso no rosto, é a expressão de agradecimento da Woson pela acolhida de toda a Classe Odontológica.

 

Curta e compartilhe!

Waldomiro Peixoto
Consultor Técnico Woson