PERMITA-SE NÃO SER CONFUNDIDO. AUTOCLAVE CLASSE B – O QUE É E O QUE FAZ.

PERMITA-SE NÃO SER CONFUNDIDO. AUTOCLAVE CLASSE B – O QUE É E O QUE FAZ.

Somente as autoclaves Classe B a vácuo são comprovadamente eficazes na esterilização de cargas como ocos, acanulados ou orifícios, rugosas, porosas, rolamentos, engrenagens, dutos ou com outras características de grande desafio, envelopadas até com duas barreiras, todas validadas por testes Bowie & Dick e de vácuo. Posto isso, permita-se não ser confundido! Completa, universal, indicada para quaisquer cargas autoclaváveis recomendadas pelo fabricante, com altos níveis de desafio, somente a autoclave a vácuo Classe B!

 

A norma brasileira ABNT NBR 11817:23 e a norma europeia EN13060:14 regulamentam os pequenos esterilizadores (Small Sterilizers) de bancada, com até 1 UE (Unidade de Esterilização) e a sua classificação em Classe B, Classe N e Classe S. Estas normas têm parâmetros muito rigorosos que definem exatamente, com absoluta clareza, o papel e a finalidade de cada categoria. 

As gravitacionais Classe N destinam-se apenas a carga sólida e de uso imediato, com secagem de carga sólida e presença de ar residual. 

A Classe S destina-se a carga sólida mais outro tipo de carga que ofereça maior grau de dificuldade para esterilização. As normas preveem as subcategorias: 1) S3 com presença de ar residual 2) S2 com secagem de carga sólida e 3) S1 com secagem de carga sólida e esterilização de lumens classe A e B. São obrigatórios ensaios comprobatórios de resultado eficaz para categorizar sua subclassificação. 

A Classe B a vácuo é universal e atende a quaisquer cargas classificadas como autoclaváveis pelos seus fabricantes, a saber: artigos porosos, cargas porosas complexas, lumens A e B, proteção múltipla (embalagem dupla ou contêineres), secagem absoluta, sem ar residual, instrumentos rotativos, ocos, acanulados, têxteis etc. 

 

AUTOCLAVE CLASSE B – O QUE É E O QUE FAZ.

Existem autoclaves de pequeno e grande porte, e variados modelos, verticais e horizontais, com capacidade parametrizada em UE (Unidade de Esterilização). De acordo com as normas brasileiras NBR 11816:03 e 11817:2623, 1 UE equivale a 48 litros. 

As autoclaves chamadas pequenas (Small Sterilizers) mais comumente conhecidas por “horizontais de bancada”, com capacidade igual ou abaixo de 2 UE’s, são comuns nas atividades hospitalares, em postos de saúde ou em clínicas integradas de grande demanda de esterilização de materiais (até 100 litros) e em atividades odontológicas, centros de estética, consultórios ou clínicas, laboratórios e afins. 

No mercado europeu, a norma europeia EN13060:14 regulamenta as ‘small sterilizers’ e as classificações em Classe B, Classe N e Classe S. Esta é uma classificação europeia, não brasileira, e tem parâmetros muito rigorosos que puxam a régua da qualidade e biossegurança para cima, ao separar o joio do trigo, e, portanto, quem exigirr rigor nos resultados de esterilização, haverá de optar pela categoria Classe B a vácuo.

Esta norma europeia possui parâmetros semelhantes à norma brasileira ABNT NBR 11818:23, homologada em 18 de abril de 2023 pelos CB (Comitês Brasileiros), ONS (Organismos de Normatização Setoriais) e CEE (Comissões de Estudos Especiais) da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que o Foro Nacional de Normatização. 

Para ser uma Classe B, a autoclave tem que: 1) produzir vapor saturado em separado por uma máquina de vapor – dispositivo que obtém saturação de 96,5% e umidade residual de 3,5% no vapor, tornando-o um agente esterilizante ideal – para ser injetado nas cargas envelopadas e acondicionadas – sob pressão negativa – dentro da câmara de inox; 2) produzir, através de bomba de vácuo, 3 pulsos de pressão negativa – denominados pré-vácuos – antes de entrar na fase de esterilização; 3) depois da esterilização, produzir outro ciclo de pressão negativa no final do processo, sustentada durante cerca de 10 minutos, para efetuar a secagem a vácuo de forma absoluta e segura para fins de assegurar a esterilidade do material até o momento de seu uso; 4) por fim, tem que possuir filtro hidrófobo bacteriológico com densidade igual ou menor que 22µ para impedir entrada de elementos contaminadores durante o quebra-vácuo e o processo de secagem com porta fechada. 

Além das fases acima, para seguir o rigor da norma EN13060:14 e da NBR 11817:23 fazem-se necessários componentes de precisão para controle microprocessado de temperatura, pressão, qualidade de água e registro eletrônico de dados, a exemplo do sensor de temperatura PT1000 e do sensor microprocessado de precião de pressão. Uma autoclave Classe B a Vácuo é, portanto, um produto com tecnologia avançada e inovadora que vai muito além da simples combinação de pressão, temperatura e tempo.

Somente as autoclaves Classe B a vácuo são comprovadamente eficazes na esterilização de cargas como ocos, acanulados ou orifícios, rugosas, porosas, com rolamentos, engrenagens, dutos ou outras características de grande desafio, todas validadas por testes Bowie & Dick e de vácuo. 

Posto isso, permita-se não ser confundido! Completa, universal, indicada para todas as cargas autoclaváveis recomendadas pelo fabricante, com quaisquer níveis de desafio, somente a autoclave a vácuo Classe B! 

As tabelas abaixo, anexadas à NBR 11817:23, resumem bem o que o profissional de saúde precisa de saber para não se confundir.


 

 PERMITA-SE NÃO SER CONFUNDIDO. AUTOCLAVE CLASSE B – O QUE É E O QUE FAZ.

 

 

PERMITA-SE NÃO SER CONFUNDIDO. AUTOCLAVE CLASSE B – O QUE É E O QUE FAZ.

 

 


 

Saiba mais acessando o link: https://www.blogwoson.com.br/artigo/qual-a-diferenca-entre-autoclave-gravitacional-e-autoclave-pre-vacuo. Em caso de dúvida, entre em contato com o Suporte Técnico Woson em https://www.wosonlatam.com.br.  

 

WOSON

Inovação para um novo tempo.

https://www.wosonlatam.com.br/autoclave-odontologica

Entre em contato com nossos especialistas através do link e saiba mais sobre os diferenciais dos equipamentos Woson

DIFERENCIAIS WOSON

Curta e compartilhe!

Administrador Woson