QUAL A DIFERENÇA ENTRE AUTOCLAVES A VÁCUO E GRAVITACIONAL?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AUTOCLAVES A VÁCUO E GRAVITACIONAL?

Esta tem sido uma pergunta recorrente dos profissionais preocupados com qualidade no controle de infecção em seus ambientes de tratamento da saúde. No texto abaixo, você perceberá a diferença ao constatar as características de uma e outra e os resultados distintos que ambas alcançam. Boa leitura!

Esta tem sido uma pergunta recorrente dos profissionais preocupados com qualidade no controle de infecção em seus ambientes de tratamento da saúde.

Ambas são autoclaves horizontais de bancada na categoria de até 1 UE – Unidade de Esterilização* normatizada pela Norma Europeia EN13060:2014+A1:2018, que operam com vapor saturado (calor úmido ou vapor seco). No artigo "Você sabe quais os princípios básicos de um processo de esterilização?", publicado neste espaço, nós abordamos o conceito de vapor saturado ou vapor seco. Ambas são indicadas para esterilização de materiais médico-odontológicos e afins, não recomendadas, porém, para líquidos ou produtos farmacêuticos.

A autoclave a vácuo, ou Classe B, é indicada para esterilização de quaisquer materiais autoclaváveis, portanto é universal, sejam estes materiais sólidos ou têxteis, borrachas, porosos, acanulados, articulados, com dutos e outros, embalados com envelope de camada única ou camada dupla. A autoclave Classe B Woson opera com bomba de vácuo, injeção de vapor, sensor PT1000 de temperatura, sensor microprocessado de pressão, quebra-vácuo via filtro hidrófobo, secagem a vácuo e registro eletrônico de dados das fases do ciclo para emissão eletrônica de relatórios. Além de operar com múltiplos programas de esterilização, a Classe B Woson realiza testes de validação Bowie & Dick, Helix e de Vácuo.

A autoclave gravitacional, ou Classe N, é indicada APENAS para materiais sólidos desembalados, de acordo com as normas técnicas, por não atuar com vácuo (pressão negativa). A Classe N Woson possui, no entanto, recursos técnicos que a habilitam para materiais sólidos TAMBÉM embalados por operar com pulsos de despressurização, sensor PT1000 de temperatura, sensor microprocessado de pressão, sistema de exaustão dotado de filtro hidrófobo para secagem automática com porta fechada. Portanto, a autoclave gravitacional Woson que muda os paradigma da categoria por agregar recursos técnicos ainda não encontrados nas autoclaves gravitacionais tradicionais, que ainda insistem em “secagem” com porta aberta ou semiaberta, em operar com PT100 e não PT1000, em não retirar ar de dentro das embalagens antes de entrar na fase de esterilização, somente para ficar em três exemplos de fácil compreensão e constatação para quem opera autoclaves nas centrais de esterilização dos consultórios.  

Ambas as categorias - vácuo ou gravitaqcional - trabalham com temperaturas de 121°C e pressão de 1,1 Bar ou 110 kPA (quilo Pascal), ou com 134°C e 2,1 Bar ou 210 kPa. A Classe B vai além: opera também com 2,3 Bar quando realiza Programa Príon ou realiza testes de validação Bowie & Dick ou Helix e com -0,84 Bar (pressão negativa) quando realiza teste de validação de vácuo. O gráfico abaixo visualiza didaticamente as diferenças.

DIFERENÇA ENTRE AUTOCLAVES A VÁCUO E GRAVITACIONAL


 

Onde Há Bolhas de Ar Não Há Esterilização 

A retirada de bolhas de ar (conhecida por ‘pré-vácuo’ na categoria a vácuo) tem índice acima de 97% na Autoclave Vácuo Woson e ocorre por meio de vácuos na fase pré-esterilização. Seu agente esterilizante (vapor saturado) é produzido por gerador de vapor que o injeta quando o interior da câmara de inox e os materiais embalados estão sob pressão negativa (vácuo). Seu tempo médio de esterilização é de 4 minutos, variando de 3,5 a 30 minutos conforme programa selecionado. Sua secagem é de 9 minutos, podendo ser alterada manualmente para até 60 minutos. O ciclo completo pode variar de 30 a 55 minutos.

A retirada de bolhas de ar (conhecida por ‘desaeração’ na categoria gravitacional) tem índice acima de 90% na Autoclave Gravitacional Woson e ocorre por pulsos de despressurização na fase pré-esterilização. Seu agente esterilizante (vapor saturado) é produzido por resistência imersa em água na parte inferior da câmara de inox. Seu tempo de esterilização é de 6 minutos a 134°C e de 20 minutos a 121°C e secagem de 40 minutos, podendo ser alterada manualmente para 60 minutos. O ciclo completo pode variar de 55 a 70 minutos.

Resumindo: se uma autoclave não atuar com vácuo, ela não retira efetivamente o ar dos envelopes antes da fase de esterilização, e não seca totalmente a embalagem depois da fase de esterilização. Portanto, não esteriliza cargas onde restarem bolhas de ar e não preserva a esterilidade do material esterilizado, uma vez que embalagem úmida é embalagem contaminável. Existem outras diferenças importantes, mas o exposto acima indica as diferenças fundamentais suficientes para esclarecer as dúvidas recorrentes dos clientes que priorizam a biossegurança e o controle de infecção em seus ambientes de tratamento da saúde. Os pacientes agradecem.

Havendo dúvidas, o Suporte Woson está à disposição.

 

*Uma UE - Unidade de Esterilização, em algumas normas europeias, equivale a 60 litros. Nas Normas NBR11816:03 e NBR11817:01 este valor é de 48 litros. Em uma ou em outra as autoclaves de bancada Woson estão enquadradas na categoria, pois são apresentadas nas alternativas 18, 23 e 45 litros.

 

Curta e compartilhe!

Waldomiro Peixoto
Consultor Técnico Woson