LAVAGEM ULTRASSÔNICA E CONTROLE DE INFECÇÃO.

LAVAGEM ULTRASSÔNICA E CONTROLE DE INFECÇÃO.

HÁ INSTRUMENTOS COM EXTREMA DIFICULDADE DE LIMPEZA NOS PONTOS NÃO ACESSÍVEIS. NESSAS SITUAÇÕES, A LAVAGEM ULTRASSÔNICA TORNA-SE INDISPENSÁVEL, POR ATUAR ONDE A LAVAGEM MECÂNICA MANUAL NÃO ATUARIA.

Biossegurança


A Biossegurança trata de todos os procedimentos humanos, recursos e meios físicos que contribuem para a prática saudável de uma profissão. Cuida da mais complexa à mais comum das práticas. Tem como fim a saúde plena de profissionais e pacientes em Centros de Saúde, de Estética, Clínicas, Consultórios ou Hospitais.

 

O conceito de Biossegurança

O conceito de Biossegurança é amplo e abrangente; o de Controle de Infecção é mais restrito e foca pontos mais críticos onde o risco de contaminação é mais evidente e direto.

Contribuem para a contaminação direta ou cruzada o sangue, a saliva, as secreções, os instrumentais e os equipamentos contaminados. E as vias mais comuns de contaminação são contato, inalação, ingestão e inoculação por meio de membranas, mucosas ou ferimentos na pele.

Para prevenir a ação direta dos agentes de contaminação cruzada se utilizam barreiras físicas e um protocolo rigoroso conhecido pelo nome de Procedimentos Operacionais Padrão ou POP, de acordo com a RDC 15 da ANVISA.

Cada fase protocolar estabelecida depende de outra e uma delas não realizada compromete a cadeia de proteção dos usuários e pacientes.

Parte importante deste protocolo é a lavagem de instrumental, que pode ser mecânica e manual ou por equipamentos com cubas ultrassônicas.

Há instrumentos ocos ou articulados com extrema dificuldade de limpeza nos pontos não visíveis ou não acessíveis. Nessas situações, a lavagem manual mecânica não dá conta. E a lavagem ultrassônica torna-se indispensável porque atua efetivamente onde a manual mecânica não atuaria.

 

 Como funcionam as lavadoras ultrassônicas?

As lavadoras ultrassônicas médico-odontológicas operam na faixa de 25.000 a 40.000 e limpam profundamente pelo efeito da cavitação.

E o que é o fenômeno da cavitação? Com a vibração ultrassônica em um ambiente fechado como a cuba de inox, milhões de bolhas - ou bolsas de ar - são formadas e não têm como explodir, então são implodidas, gerando uma energia de sucção dentro do líquido que descola a sujidade do instrumental e a remove. Este fenômeno da cavitação é o responsável por eliminar sujidades onde a limpeza mecânica manual e tradicional não chegaria, e isso faz uma grande diferença no resultado da limpeza. 

Essa limpeza profunda ultrassônica favorece a esterilização em autoclaves e auxilia no Controle da Infecção.

 

Lavadora Ultrassônica Collin 60 - WOSON

Prática e produtiva. Reduz custo e preserva os instrumentos. 

Sua cuba de 6 litros é indicada para alta demanda de limpeza

A ampla faixa de aquecimento favorece a rápida eliminação de sujidades.

A redução de atritos manuais e a ausência de manipulação preservam os instrumentos e aumentam-lhes a vida útil.

A redução de contato humano evita acidentes e riscos de contaminação.

Economiza tempo, reduz custo com recursos humanos e torna a limpeza mais efetiva.

Economiza detergente enzimático e consumo de água comparado com limpeza mecânica manual.

Sua função de desgaseificação melhora a ação de limpeza das ondas ultrassônicas.

Acompanha cesta de ABS de alta resistência com alças grandes e alças metálicas pequenas que favorece a manipulação.

São muitas vantagens. Para saber mais: https://www.wosonlatam.com.br/lavadora-ultrassonica-collin-60

 

Dicas de Biossegurança

Consultoria em Biossegurança.

Quer saber mais? Assine nossa newsletter.

Curta e compartilhe!

Waldomiro Peixoto
Consultor Técnico Woson