LAVAGEM ULTRASSÔNICA E CONTROLE DE INFECÇÃO.

HÁ INSTRUMENTOS COM EXTREMA DIFICULDADE DE LIMPEZA NOS PONTOS NÃO ACESSÍVEIS. NESSAS SITUAÇÕES, A LAVAGEM ULTRASSÔNICA TORNA-SE INDISPENSÁVEL, POR ATUAR ONDE A LAVAGEM MECÂNICA MANUAL NÃO ATUARIA.
Biossegurança
A Biossegurança trata de todos os procedimentos humanos, recursos e meios físicos que contribuem para a prática saudável de uma profissão. Cuida da mais complexa à mais comum das práticas. Tem como fim a saúde plena de profissionais e pacientes em Centros de Saúde, de Estética, Clínicas, Consultórios ou Hospitais.
O conceito de Biossegurança
O conceito de Biossegurança é amplo e abrangente; o de Controle de Infecção é mais restrito e foca pontos mais críticos onde o risco de contaminação é mais evidente e direto.
Contribuem para a contaminação direta ou cruzada o sangue, a saliva, as secreções, os instrumentais e os equipamentos contaminados. E as vias mais comuns de contaminação são contato, inalação, ingestão e inoculação por meio de membranas, mucosas ou ferimentos na pele.
Para prevenir a ação direta dos agentes de contaminação cruzada se utilizam barreiras físicas e um protocolo rigoroso conhecido pelo nome de Procedimentos Operacionais Padrão ou POP, de acordo com a RDC 15 da ANVISA.
Cada fase protocolar estabelecida depende de outra e uma delas não realizada compromete a cadeia de proteção dos usuários e pacientes.
Parte importante deste protocolo é a lavagem de instrumental, que pode ser mecânica e manual ou por equipamentos com cubas ultrassônicas.
Há instrumentos ocos ou articulados com extrema dificuldade de limpeza nos pontos não visíveis ou não acessíveis. Nessas situações, a lavagem manual mecânica não dá conta. E a lavagem ultrassônica torna-se indispensável porque atua efetivamente onde a manual mecânica não atuaria.
Como funcionam as lavadoras ultrassônicas?
As lavadoras ultrassônicas médico-odontológicas operam na faixa de 25.000 a 40.000 e limpam profundamente pelo efeito da cavitação.
E o que é o fenômeno da cavitação? Com a vibração ultrassônica em um ambiente fechado como a cuba de inox, milhões de bolhas - ou bolsas de ar - são formadas e não têm como explodir, então são implodidas, gerando uma energia de sucção dentro do líquido que descola a sujidade do instrumental e a remove. Este fenômeno da cavitação é o responsável por eliminar sujidades onde a limpeza mecânica manual e tradicional não chegaria, e isso faz uma grande diferença no resultado da limpeza.
Essa limpeza profunda ultrassônica favorece a esterilização em autoclaves e auxilia no Controle da Infecção.
Lavadora Ultrassônica Collin 60 - WOSON
Prática e produtiva. Reduz custo e preserva os instrumentos.
Sua cuba de 6 litros é indicada para alta demanda de limpeza
A ampla faixa de aquecimento favorece a rápida eliminação de sujidades.
A redução de atritos manuais e a ausência de manipulação preservam os instrumentos e aumentam-lhes a vida útil.
A redução de contato humano evita acidentes e riscos de contaminação.
Economiza tempo, reduz custo com recursos humanos e torna a limpeza mais efetiva.
Economiza detergente enzimático e consumo de água comparado com limpeza mecânica manual.
Sua função de desgaseificação melhora a ação de limpeza das ondas ultrassônicas.
Acompanha cesta de ABS de alta resistência com alças grandes e alças metálicas pequenas que favorece a manipulação.
São muitas vantagens. Para saber mais: https://www.wosonlatam.com.br/lavadora-ultrassonica-collin-60
Dicas de Biossegurança
Consultoria em Biossegurança.
Quer saber mais? Assine nossa newsletter.
Comentários
Lorem ipsum dolor sit
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing.