ORIGEM DA CLASSIFICAÇÃO DAS AUTOCLAVES CLASSE B, N, S

ORIGEM DA CLASSIFICAÇÃO DAS AUTOCLAVES CLASSE B, N, S

EXISTEM 3 CLASSES DE AUTOCLAVES: B DE 'BIG', N DE 'NAKED' E S DE 'SPECIFIC' OU 'SINGULAR' OU MESMO DE 'SPECIAL'. LEIA O ARTIGO E TENHA MAIS DETALHES.

 

Quantos tipos de Autoclave existem?

De acordo com a Norma EN13060:2014, existem 3 diferentes tipos de autoclaves, as letras B e N que as classificam vêm das palavras Big e Naked.

Pode-se considerar que S venha de Singular ou Special, ou ainda Specific, por não se enquadrar nas categorias B e N, de acordo com características particulares e específicas, não padronizadas, do produto, que variam de fabricante para fabricante, e de finalidade para finalidade. O 'singular' remete ao fato de ter - quando tem - apenas UM pré-vácuo.

Para não haver distorção na nomenclatura, considerar as explicações, como seguem.

 

Autoclaves Classe B – Pré-Vácuo (Mínimo 3 pulsos de vácuo)

A letra "B" significa "Big small sterilizers".

SMALL porque são autoclaves abaixo de 01 UE (Unidade de esterilização=60 litros, conforme a Norma Internacional EN13060:14, ou 48 litros, conforme Normas NBR, do Brasil). 

E BIG porque oferecem GRANDE desempenho e, também, porque qualquer tipo de carga pode ser esterilizado em uma autoclave de classe B, sugerindo que 'big' tenha sentido semelhante a 'universal'.  

A universalidade do BIG SMAL STERILIZER inclui materiais porosos, produtos em bolsas, têxteis e acanulados, como pinças, turbinas e pontas.

Os “big small sterilizers” possuem dispositivo - bomba de vácuo - para realizarem pressão negativa, com o fim de retirar bolhas de ar de dentro da câmara de inox, antes da fase de esterilização e secagem a vácuo depois da esterilização. Onde existem bolsas de ar não há como se ter esterilização, já que o ar é um isolante térmico. 

ORIGEM DA CLASSIFICAÇÃO DAS AUTOCLAVES CLASSE B, N, S

 

Autoclaves Classe N Gravitacional

Já as autoclaves Classe N são compactas e destinam-se à esterilização de materiais simples e desembalados. A letra "N" vem de ‘naked’ da expressão “naked solid products” (produtos sólidos "nus"). Nu com o sentido de desenvelopado, de não-embrulhado, não-empacotado. Sólido no sentido de superfícies lisas e material com facilidade na expansão de calor, uma cureta por exemplo. Uma cureta desembalada, para ser claro.

Portanto, essas autoclaves não podem ser usadas para esterilizar tecidos, cargas porosas, itens como acanulados ou mesmo produtos em envelopes, pois os ciclos não possuem as características certas para passar em testes físicos específicos.

Outra limitação potencial dessas máquinas de Classe N é que a penetração de vapor necessária não pode ser garantida por não haver pulsos de vácuo suficiente, daí a incompatibilidade com cargas de grande desafio.

Em outras palavras, as autoclaves classe N trabalham somente com pressão positiva; por não possuírem dispositivos geradores de vácuo não têm a possibilidade de realizar vácuo, sendo, portanto, de aplicação limitada.

ORIGEM DA CLASSIFICAÇÃO DAS AUTOCLAVES CLASSE B, N, S

 

Autoclaves Classe S

Finalmente, as autoclaves Classe S que abrangem todos os outros tipos de outras autoclaves, exceto as N e as B. Essencialmente, é uma classe intermediária entre as autoclaves do Classe N e da Classe B e suas características não são definidas por qualquer padrão.

Se não são nem N e nem B, podem ser classificadas como S. Simplesmente são S porque têm características próprias e dependem de como são feitas. São especiais e somente os fabricantes podem fornecer detalhes de seus recursos de desempenho, para que fins foi desenvolvida, que são estabelecidos por testes específicos.

 

Concluindo

A máquina mais adequada para a prática odontológica é uma autoclave de Classe B, porque oferece maior flexibilidade e é adequada para uma ampla gama de configurações. Embora sejam pequenas (small), as autoclaves Classe B podem oferecer excelente (big) desempenho, eficiência imbatível e os mais altos padrões de segurança possíveis. Ideais e recomendadas para cargas de grande desafio, instrumentos rotativos por exemplo.

Seus pontos fortes e notáveis ​​incluem o manuseio fácil, graças ao seu design ergonômico e economia devido ao baixo consumo de energia. As autoclaves Classe B, fáceis de usar, com recursos técnicos e tecnológicos que minimizam a interferência humana, são ideais para uma esterilização com segurança, praticamente livres de erros operacionais, além da rapidez e economia de energia.

 

Woson - Biossegurança Responsável.

 

 

 

Curta e compartilhe!

Professor Dr Fernando Bustamante
Especialista em Biossegurança Médico-Hospitalar