PROCEDIMENTOS PARA LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE MÃO ODONTOLÓGICAS.

 PROCEDIMENTOS PARA LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE MÃO ODONTOLÓGICAS.

LUBRIFICAR PEÇAS DE MÃO PELO TRADICIONAL FRASCO DE ÓLEO EM SPRAY E PELO REVOLUCIONÁRIO SISTEMA LUB 909.

Como a lubrificação está intrinsecamente conectada à biossegurança e à esterilização?

Há um entendimento de que canetas de alta rotação, peças retas, peças cirúrgicas, contra ângulos comuns, de implantes e rotatórios, quando esterilizados em autoclaves, têm sua vida útil reduzida. Esse entendimento pode ser verdade quando a lubrificação e a limpeza interna são inadequadas e incompletas.

A lubrificação tradicional, apenas com frascos de óleo com spray, tem eficiência limitada, no entanto, há como melhorar seus resultados, obtendo peças estéreis sem comprometer a vida útil dos instrumentos.

Segue um passo a passo para melhorar o rendimento das peças de mão, protegê-las no ato da esterilização e preservar a sua vida útil. 

►Limpeza e Lubrificação
1- Lavar manual ou mecanicamente as peças de mão – canetas, contra ângulos, peças retas, canetas cirúrgicas – com água, escova macia embebida de sabão detergente.

2- Enxaguar com água destilada ou filtrada para minimizar a possibilidade de manchas de superfície.

3- Aplicar um jato de ar (com seringa ou bico de ar instalado na Central de Materiais e Esterilização, CME) para eliminar a umidade dos condutos, rolamentos, turbinas e engrenagens das peças de mão. A presença de umidade dentro das peças de mão, além de danosa para os componentes, impede a ação efetiva do lubrificante.

4- Fazer inspeção visual com lupa de aumento e boa iluminação. Repetir o processo, se necessário, antes de embalar para esterilização.

►Caneta Alta Rotação
1- Colocar ou manter uma broca na caneta para favorecer a retirada de sujidade das aletas da pinça metálica e aplicar a técnica correta de limpeza e lubrificação.

2- Com um jato de ar, eliminar a umidade dentro da caneta.

3- Livre da umidade, acionar o spray de óleo com o frasco lubrificante na vertical e broca presa pelo polegar e indicador para a turbina não girar. 

3- Em seguida, aplicar outro spray com a broca solta e a turbina livre para girar e expelir centrifugamente resíduos e matéria orgânica ou inorgânica retidos no interior.

4- Uma vez lubrificada, deixar a caneta de cabeça para baixo no mínimo 5 minutos. Isso favorece o lubrificante escorrer para a cabeça, envolver os rolamentos e penetrar no separador de esferas micro poroso.

5- Com um tecido adequado, limpar o excesso de óleo externo, embalar individualmente em papel grau cirúrgico para esterilização. Retirar a broca para evitar que ela fure a embalagem durante a esterilização e manipulação.

6- Atentar para a qualidade da selagem, para garantir a esterilidade da caneta depois de autoclavada. Importante: ao embalar a peça de mão, tomar o cuidado de não deixar a embalagem tensa, pois essa tensão favoreceria o rompimento da solda durante a esterilização e/ou manipulação. 

►Contra Ângulo e Peça Reta
A lubrificação do contra ângulo e da peça reta se faz com um dispositivo intra que acompanha o frasco lubrificante e deve ser encaixado na saída spray.

1- Introduzir o dispositivo intra na parte posterior do contra ângulo ou peça reta para direcionar o jato de óleo até as engrenagens. O dispositivo intra evita dispersão, consumo excessivo de óleo e aumenta a eficiência do direcionamento da lubrificação.

2- Colocar broca no contra ângulo e colocar fresa ou similar na peça reta. Uma vez lubrificados, encaixá-los no micromotor. Isso favorecerá o procedimento a seguir. 

3- Com uma mão, segurar e prender o micromotor e o contra ângulo ou a peça reta. Com a outra mão, girar o instrumento colocado no contra ângulo ou na peça reta para que o lubrificante seja revolvido e atinja todos os pontos dos rolamentos, engrenagens e pinças.

4- Retirar os instrumentos do contra ângulo ou peça reta, para não furarem a embalagem durante a esterilização e manipulação.

5- Com um tecido adequado, limpar o excesso de óleo externo, embalar individualmente em papel grau cirúrgico para esterilização. Atentar para a qualidade da selagem e cuidar que o tecido da embalagem não fique tenso e favoreça o descolamento da solda durante a esterilização e/ou manipulação.

Micromotor Intra

1- Girar o anel direcional do micromotor no sentido horário até o limite e aplicar um jato de lubrificante no orifício maior posterior.

2- Girar no sentido anti-horário até o limite e repetir o processo.

3- Conectar no terminal do equipo e, sobre um pano ou guardanapo em uma superfície, pisar no pedal para, com o micromotor girando, alternar o sentido horário e anti-horário do anel várias vezes. Não parar até que o resíduo escuro de suas paletas internas seja eliminado.

Em se tratando de utilizar o micromotor em procedimento semicrítico, uma boa e correta desinfeção nele é suficiente para o controle de infeção.

Em casos especiais de procedimentos em que haja alto risco de contaminação, fica a critério do profissional decidir sobre a necessidade de autoclavar ou não o micromotor. Enfatizamos: estamos falando de micromotor - que não entra na cavidade oral - e não de contra ângulo.

Se o profissional optar pela autoclavagem do micromotor, com um tecido adequado, limpar o excesso de óleo externo, embalar em papel grau cirúrgico.

Atentar para a qualidade da selagem, para garantir a esterilidade depois da autoclavagem. Tomar o cuidado para que o tecido da embalagem não fique tensa e favoreça o descolamento da solda durante a esterilização e/ou manipulação. 

►Lubrificante
Fazer uso sempre de óleo mineral micro filtrado de boa procedência, com as características recomendadas pelos fabricantes das pontas. O ideal é o lubrificante e as peças de mão serem da mesma marca.  

Também fazer uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual.               

Lubrificação e Limpeza com Lubrificadora LUB 909 – a Revolução
Sua finalidade é revolucionar a forma de lubrificar para obter a lubrificação ideal - com economia de lubrificante, tempo e mão-de-obra especializada - e a limpeza profunda.

A lubrificação e a limpeza eficientes obtidas com o Sistema Lub 909 protegem mais as peças de mão durante a esterilização em autoclaves e aumentam a sua vida útil significativamente, reduzindo custos para o profissional.

A Lubrificadora LUB 909 também limpa até 3 peças de mão simultaneamente, regula o tempo e consumo de lubrificante em ciclos de curta, média e longa duração.

Por ação da injeção de ar comprimido, o lubrificante chega em pontos internos das peças de mão onde o sistema tradicional não chega, retira matéria orgânica e inorgânica dos condutos, engrenagens e rolamentos, e favorece a esterilização das peças de mão.

Lembramos que onde há sujidades não existe esterilização. 

A presença de resíduos orgânico ou inorgânico, ainda que esterilizados, dentro da peça de mão, representa risco potencial pós-cirurgia para o paciente, se desprendidos e inoculados em um tecido hígido durante a cirurgia.

Os procedimentos tradicionais de limpeza e lubrificação são substituídos quando o profissional utiliza o sistema LUB 909, com as vantagens acima. A eliminação de qualquer tipo de resíduo de dentro das peças de mão pelo Sistema Lub 909 representa um considerável avanço no controle de infecção.

Para saber mais sobre a Lubrificadora LUB 909, acessar o link:

https://www.blogwoson.com.br/artigo/limpeza-e-lubrificacao-correta-das-pecas-de-mao

Consultoria em Biossegurança.

Quer saber mais? Acesse nosso newsletter ou deixe seu comentário. Em caso de dúvida, nossos técnicos entrarão em contato.
 

Curta e compartilhe!

Waldomiro Peixoto
Consultor Técnico Woson