BIOSSEGURANÇA NO UNIVERSO PIERCER

BIOSSEGURANÇA NO UNIVERSO PIERCER

WOSON BIOSSEGURANÇA RESPONSÁVEL

 

Qualquer ambiente de trabalho oferece riscos a seus profissionais. Nos ambientes de tratamento de Saúde e de Cuidados Estéticos esses riscos se potencializam, por serem ambientes com significativo índice de micro-organismos e, por decorrência, de agentes patogênicos. Isso explica a importância dos protocolos previstos pelos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) preconizados pela ANVISA cujo objetivo é minimizar ao máximo os riscos de contaminação de profissionais e clientes.  

De acordo com a ANVISA, a biossegurança é uma “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”. Entre estas atividades podemos incluir o Universo Piercing.

É um tema muito importante que precisa ser debatido entre os profissionais e clientes deste universo. Muitas pessoas que atuam na profissão, ou dela são seus destinatários e beneficiados, ainda desconhecem o seu real conceito e as suas aplicações e pouca consciência têm dos riscos que envolvem, não só os piercers e sua equipe de trabalho, mas também os clientes. Devido aos impactos ambientais e sociais, há necessidade de adotar uma série de medidas de segurança.

Com o conhecimento ampliado, domínio das novas técnicas e tecnologias e da prática correta das medidas biosseguras e controle de infeção, nós conseguimos, além de promover a segurança do piercer – também de sua equipe de apoio – e do cliente, dar um grande ganho na qualidade dos resultados estéticos.

Os objetivos diretos das práticas biosseguras são: minimizar riscos ao cliente; proteger e minimizar os riscos aos piercers; preservar toda a equipe e respeitar o meio ambiente.

Portanto cabe aos piercers e profissionais correlatos seguirem as regras, normas e regulações estabelecidas pelos órgãos competentes – Anvisa, Vigilâncias Sanitárias locais, Ministério da Saúde, APPBR* e outros – orientar e educar todos os envolvidos com a profissão e garantir, assim, a segurança e a satisfação aos aficionados da arte body piercing, à população e ao meio ambiente.

 

André Fernandes

Presidente da Associação de Piercers Profissionais do Brasil

 

*A APPBR – Associação de Piercers Profissionais do Brasil é uma organização social, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente aos interesses dos profissionais piercers do nosso país, dotada de um olhar direcionado para o body piercer e suas práticas, a fim de contribuir com o cenário nacional, agregando informações, educando e criando uma rede colaborativa pautada no interesse do profissional e da sociedade, apoiada pela APP - Association of Professional Piercers, o mais importante órgão internacional do Mundo Piercing. A Woson apoia as práticas biosseguras da APPBR em consonância com as orientações da ANVISA.  

Curta e compartilhe!

André Fernandes
Presidente da Associação de Piercers Profissionais do Brasil