DIA INTERNACIONAL DA CIÊNCIA DA ESTERILIZAÇÃO- 10 DE ABRIL

DIA INTERNACIONAL DA CIÊNCIA DA ESTERILIZAÇÃO- 10 DE ABRIL

A qualidade de vida é um dos pilares da missão e dos valores Woson, por isso ela rende sua homenagem e seu preito de gratidão, em abril, a todos que dedicam o melhor de suas vidas ao bem-estar do ser humano.

O mês de abril é particularmente importante para os profissionais da Saúde. No dia 10, comemora-se o Dia Internacional da Ciência da Esterilização. No dia 11, o Dia do Infectologista em homenagem a Emílio (Cândido Marcondes) Ribas. E no dia 27, comemora-se o bicentenário do químico Louis Pasteur (27.04.1822 – 28.09.1895), de importância reconhecida no mundo todo pelas suas contribuições científicas.

Cada uma destas datas merece considerações especiais pelo impacto positivo que provocam na qualidade de vida de todas as pessoas e na relevância para os profissionais da Saúde.

O dia 10 de abril foi instituído como o Dia Internacional da Ciência da Esterilização pela Federação Internacional de Esterilização (WFHSS – World Federation for Hospital Sterilisation Sciences) com o objetivo de conscientizar profissionais da Saúde e usuários sobre a importância dos CME’s – Centros de Materiais e Esterilização – em ambientes de tratamento da saúde. Na Odontologia, a consciência da necessidade de priorizar CME’s é cada vez mais presente. O planejamento de novas clínicas mostra nitidamente que as rotinas de controle de infecção e os procedimentos operacionais padrão, sistematizados pela RDC 15 de março de 2012, vieram para ficar e, hoje, fazem parte da cultura das últimas gerações de odontólogos e suas equipes de apoio.

Já o dia 11 de abril foi instituído como o Dia do Infectologista pela SBI - Sociedade Brasileira de Infectologia em homenagem a Emílio Ribas, renomado especialista na área, fundador do Instituto Butantan em 1901, então Fazenda Butantan a oeste de São Paulo, hoje localizada Zona Oeste, Bairro Butantã, adjacente à Cidade Universitária da USP – Universidade de São Paulo. “O Butantan é hoje um destacado centro de pesquisa biomédica, que integra pesquisas científicas e tecnológicas, produção de imunobiológicos e divulgação técnico-científica, buscando a permanente atualização e integração de seus recursos e, com isso, a inovação. Referência nacional, o Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil. É responsável por grande porcentagem da produção de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional dos antígenos vacinais que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.” (Portal do Instituto Butantan).

No dia 27 de abril, homenagem a Louis Pasteur que, em parceria com Charles Chamberland (12.03.1851 – 02.05.1908) cria a primeira autoclave, em 1880, cujos 3 pilares – calor pressão e tempo – até hoje se mantêm, obviamente com os avanços tecnológicos da atualidade, com controles microprocessados, injetores de vapor, bombas de vácuo e registros eletrônicos em pendrive via conexão USB, a exemplo das Autoclaves Classe B a Vácuo de marca Woson.

A qualidade de vida é um dos pilares da missão e dos valores Woson, por isso ela rende sua homenagem e seu preito de gratidão, em abril, a todos que dedicam o melhor de suas vidas ao bem-estar do ser humano, seja dentro dos ambientes de tratamento da saúde seja nas campanhas e grandes movimentos de saúde pública.

No final das contas, pessoas são o que importa.

 

Woson

Nós praticamos saúde.

Veja também alguns temas relacionados:

https://www.wosonlatam.com.br/dia-internacional-das-ciencias-da-esterilizacao-

https://www.blogwoson.com.br/artigo/sintese-dos-procedimentos-operacionais-padrao-pop-em-centros-de-materiais-e-esterilizacao-cme

 

 

Curta e compartilhe!

Waldomiro Peixoto
Consultor Técnico Woson